Home > Informações > Pratica desportos de montanha? Eis o que deve levar consigo a alta altitude!

Pratica desportos de montanha? Eis o que deve levar consigo a alta altitude!

Pratica desportos de montanha? Eis o que deve levar consigo a alta altitude!

Se gosta de desportos de montanha, faz certamente caminhadas na natureza e trekking e está a preparar-se mentalmente para o esqui e as caminhadas na neve. De facto, vai começar a temporada de desportos de Inverno a alta altitude e esta pequena lista indica as coisas que não devem faltar na sua mochila para que a sua experiência desportiva seja agradável, saudável e segura.

  • Uma barra de chocolate preto para vencer o cansaço! O chocolate preto proporciona vários efeitos benéficos ao nível metabólico, físico e cardiovascular, mas também é importante saber que reduz a sensação de fome e de cansaço físico e mental, aumentando a resistência. De referir que 20 g de chocolate preto (uma tira de uma tablete) correspondem a 200 kcal de energia, facilmente disponível para a recuperação rápida da forma física e mental.
  • Um suplemento alimentar específico para desportistas adequado às suas exigências! Seja no Verão ou no Inverno, com botas de trekking ou de esqui, já deve ter notado que praticar desporto de montanha é muito mais difícil, porque ao caminhar em alta altitude o corpo tem de se adaptar a diferentes condições climáticas e de pressão. Claramente, o metabolismo acelera, o esforço para oxigenarmos é maior e cansamo-nos mais facilmente, especialmente no Inverno. Nestes casos, precisamos muitas vezes da ajuda de um suplemento alimentar de Magnésio, Vitaminas do complexo B e Vitamina C, que contribuem para reduzir a sensação de fadiga e manter o metabolismo energético e muscular normais. O desporto de montanha implica também um esforço mental considerável, porque “brincamos” num ambiente diferente, em que a neve, apesar do seu encanto, esconde também muitos perigos. Neste sentido, o ginseng siberiano é um bom tónico, além de um bom adaptogénico, sobretudo para aqueles que têm dificuldade na adaptação a um esforço considerável, físico ou mental, exigido pela actividade física a alta altitude.
  • A água (ou outra bebida) também é necessária. Na montanha a desidratação é rápida e repentina, ainda que a sensação de sede seja muitas vezes tardia. Por isso, beber líquidos, água, chá ou tisanas é essencial antes e durante qualquer actividade desportiva.
  • Não se esqueça de um protector solar de ecrã total para proteger a pele do sol e não precisar depois de um creme para queimaduras solares. As radiações solares prejudiciais para a pele são muito mais intensas nas montanhas do que na praia, dado que chegam de forma mais directa.
  • Também podem ser úteis óculos de nevoeiro e, caso goste de desporto nocturno, não se esqueça de levar uma luz LED para se orientar no escuro.

 

Se verificou todos os pontos da lista já pode entrar no carro e chegar até ao topo!

Menarini PT Copyright © 2017

voltar ao topo