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Á
Ácido Pantoténico (Vitamina B5)

O ácido pantoténico é uma vitamina hidrossolúvel, que é omnipresente e por isso a sua deficiência é rara. Os alimentos ricos em ácido pantoténico incluem carne, ovos, nozes, abacates e vegetais crucíferos. Os principais contribuintes para a ingestão de ácido pantoténico incluem produtos de carne, pão, produtos à base de leite e vegetais. O ácido pantoténico é excretado na urina.

A
Aminoácidos

Os aminoácidos constituem as unidades estruturais das proteínas, os "tijolos" fundamentais de todas as células vegetais ou animais. São substâncias orgânicas constituídas por átomos de carbono, hidrogénio, oxigénio, azoto e, por vezes, enxofre. Podem ser divididos em dois grupos: essenciais, que têm de ser introduzidos com dieta, e não essenciais, que têm de ser sintetizados pelo nosso corpo. Os aminoácidos que aparecem nas proteínas de todos os seres vivos são 20 e estão sob controlo genético, ou seja, a informação sobre o tipo ou posição de um aminoácido específico dentro de uma proteína é codificada no ADN.

B
Beta-alanina

É um precursor da carnosina, que é uma substância presente nos músculos e em vários tipos de carne; é responsável pelos processos de produção de energia no corpo humano. Entre as suas propriedades, contribui para contrariar a sensação de cansaço, diminuindo a acidez devida ao ácido láctico.

Biotina (Vitamina H)

É uma vitamina hidrossolúvel que está envolvida na síntese de ácidos gordos, no catabolismo dos aminoácidos de cadeia ramificada e na gluconeogénese. Carne, peixe, aves, ovos, alguns queijos e alguns vegetais são ricas fontes nutricionais de biotina.

C
Cafeína

Socialmente conhecida como "estimulante", a cafeína pode ser especialmente utilizada para ajudar as funções cognitivas e os desempenhos físicos em geral. É uma molécula lipossolúvel: 1, 3, 7-trimetilxantina naturalmente presente ou adicionada em várias fontes alimentares. Um consumo moderado, em indivíduos saudáveis sem quaisquer contra-indicações, permite uma estimulação controlada, reversível e positiva dos processos neuromusculares, atividades metabólicas e cognitivas sem grandes efeitos adversos para o organismo.

Cálcio

É um componente do esqueleto: aproximadamente 99% do cálcio total do corpo é encontrado nos ossos e dentes. As principais fontes alimentares de cálcio nos países europeus são diferentes, embora os produtos lácteos sejam geralmente o grupo alimentar mais importante. As fontes alimentares ricas em cálcio incluem produtos lácteos, vegetais verdes escuros, legumes, nozes, peixe com espinhas macias (por exemplo, sardinhas enlatadas) e alimentos enriquecidos em cálcio.

Carnitina

É sintetizada principalmente no fígado e nos rins a partir de aminoácidos, lisina e metionina e é necessária para o transporte de ácidos gordos.

Cloreto

Contribui para muitas funções corporais, incluindo a manutenção do equilíbrio osmótico e ácido-base, atividade muscular e nervosa, e o movimento de água e solutos entre compartimentos de fluidos.

Cobre

É um micronutriente essencial necessário para várias reacções, na realidade está envolvido na síntese de neurotransmissores e no metabolismo energético. As principais fontes alimentares de cobre são cereais e produtos à base de cereais, mas também carne e produtos à base de carne. O cobre é absorvido pelo intestino.

Coenzima Q10

Ocorre naturalmente e é omnipresente na natureza; por isso, é também conhecida como ubiquinona. A Coenzima Q10 (CoQ10) participa em vários processos biológicos, tais como a atividade antioxidante. Pode ser sintetizada por todos os tecidos do corpo, pelo que não dependemos de dieta para o seu fornecimento.

Creatina

Está presente na carne, no leite, no peixe e está quase exclusivamente concentrada nos músculos. O corpo pode ir às fontes da sua dieta (carne bovina, suína, arenque, bacalhau, salmão, leite humano e de vaca) e da síntese endógena. Entra num mecanismo energético muito rápido que é utilizado pelas células quando passamos de uma necessidade energética baixa para uma alta. Por exemplo, em competições desportivas. Não o tomar durante a gravidez ou em crianças ou por períodos prolongados sem aconselhamento médico.

Crómio

É um oligoelemento essencial que é omnipresente na dieta: carne e produtos da carne, óleos e gorduras, pães e cereais, peixe, leguminosas e especiarias.

D
DHA (ácido docosahexanóico)

Pertence aos Ómega-3 (n-3) ácidos gordos polinsaturados (PUFAs). EPA, DHA e DPA são PUFAs n-3 de cadeia longa (n-3 LCPUFA), dos quais o peixe é a principal fonte alimentar. Outras fontes naturais são o leite humano, algas marinhas cultivadas, mamíferos marinhos e krill.

E
Eleutherococcus

Eleutherococcus é o nome comum para a raíz da planta Eleutherococcus senticosus (Rupr. et Maxim.) Maxim. As preparações de Eleutherococcus podem ser obtidas através de vários métodos, tais como extrações por secagem ou por dissolução em solventes.

F
Ferro

É um elemento natural necessário para muitos processos biológicos, entre os quais o transporte de oxigénio através da corrente sanguínea. As fontes alimentares com elevadas concentrações de ferro são carne, peixe, cereais, feijões, nozes, gemas de ovo, vegetais verdes escuros, batatas e alimentos enriquecidos. O ferro é principalmente absorvido no intestino. Se o fornecimento de ferro não for suficiente para satisfazer os requisitos fisiológicos, os armazéns de ferro serão mobilizados. No entanto, uma vez esgotados os armazéns, poderá ser possível desenvolver carências de ferro. Os indivíduos com grandes necessidades de ferro são crianças, mulheres grávidas e mulheres com elevadas perdas menstruais.

Folato/ácido fólico (Vitamina B9)

O folato pertence ao grupo das vitaminas B e pode ser encontrado naturalmente nos alimentos, enquanto que o ácido fólico é a forma sintética da vitamina. As principais fontes de folato são vegetais de folhas verdes escuras, legumes, laranja e toranja (sumo), amendoins e amêndoas. Outra fonte rica de folato é a levedura de padeiro.

Fósforo

Está envolvido em vários processos fisiológicos, tais como o ciclo energético da célula, e como um componente da estrutura celular. O fósforo também está envolvido na mineralização de ossos e dentes e pode ser encontrado em muitas fontes alimentares, tais como produtos lácteos, carne de aves e peixe.

G
Glicina

É um aminoácido sintetizado principalmente por rins e fígado. A glicina atua como precursor de várias moléculas chave como a creatina e desempenha um papel de apoio à saúde, ao crescimento e ao bem-estar dos seres humanos e dos animais.

Glutamina

É um aminoácido fornecido pela ingestão mista de proteínas nutricionais de diferentes fontes.

I
Iodo

É um nutriente essencial necessário para o correto funcionamento da glândula tiróide, desempenhando um papel importante no metabolismo de produção de energia e crescimento. Uma dieta pobre em iodo pode levar a uma produção pobre em hormonas da tiróide e a um baixo funcionamento da glândula. O iodo é absorvido através do intestino e armazenado na tiróide. As fontes mais ricas em iodo são produtos marinhos, ovos, leite e produtos alimentares derivados dos mesmos, e sal iodado.

L
L-Ariginina

É um alfa-aminoácido presente em alimentos de origem animal e vegetal e é um aminoácido fornecido pela ingestão de proteínas mistas nutricionais. A forma L é a forma mais comum encontrada na natureza.

Luteína

É um carotenóide: tem vários efeitos benéficos, especialmente na saúde dos olhos. Além disso, sugere-se que tenha efeitos positivos sobre a função cognitiva.

M
Magnésio

É um metal alcalino terrestre que é absorvido pelo intestino e atua como co-factor de mais de 300 reações enzimáticas. Em particular, desempenha um papel importante nos sistemas neuromusculares e cardiovasculares. Os alimentos ricos em magnésio são frutos secos, cereais integrais e produtos de cereais, peixe e marisco, vários vegetais, legumes, bagas, banana e algumas preparações de café e bebidas de cacau.

Manganês

É um elemento nutricional essencial para os mamíferos; a sua absorção intestinal é baixa e a sua eliminação é principalmente através das fezes. Nozes, chocolate, produtos à base de cereais, crustáceos e moluscos, leguminosas, frutas e produtos de fruta são ricas fontes de manganês.

P
Potássio

É um mineral essencial na dieta humana desempenhando um papel importante na distribuição de água dentro e fora das células, ajuda na regulação do equilíbrio ácido-base, e apoia a atividade eléctrica nas fibras nervosas e células musculares. O potássio está presente em todos os alimentos naturais, tais como raízes ou tubérculos amiláceos, vegetais, frutas, grãos integrais, produtos lácteos e café. Depois de ingerido, é absorvido através do intestino delgado. A maior parte do potássio do corpo está localizada no músculo, com quantidades inferiores presentes no osso, fígado, pele e glóbulos vermelhos.

R
Resveratrol

O resveratrol, 3,5,40-tri-hidroxi-trans-estilbeno, pertence ao grupo dos estilbenóides dos polifenóis. Este polifenol natural foi detetado em mais de 70 espécies vegetais, especialmente em pele e sementes de uvas, e em vários alimentos humanos. Como ingrediente alimentar natural, numerosos estudos demonstraram que o Resveratrol pode ter um elevado potencial antioxidante.

S
Selénio

Na dieta, o selénio está principalmente presente em compostos orgânicos, como L-selenometionina e L-selenocisteína: um total de 25 selenoproteínas com uma variedade de funções (i.e. metabolismo da hormona tiróide, e metabolismo dos músculos esqueléticos e cardíacos) foram identificadas nos seres humanos. O teor de selénio dos grãos e vegetais depende geralmente do teor de selénio do solo.

T
Taurina

É um aminoácido não incorporado em proteínas envolvidas em vários processos fisiológicos.

V
Vitamina A

É uma vitamina lipossolúvel de origem vegetal ou animal e desempenha um papel na visão e no crescimento das células. Os alimentos ricos em retinol incluem miudezas e carne, manteiga, margarina enriquecida com retinol, produtos lácteos e ovos, enquanto os alimentos ricos em β-caroteno incluem vegetais e frutas, tais como batata-doce, cenouras, abóboras, vegetais de folha verde escura, pimentos vermelhos doces, mangas e melões. O fígado e o intestino são os principais locais de armazenamento de tecidos. 

Vitamina B1 (tiamina)

É uma vitamina hidrossolúvel envolvida no metabolismo de hidratos de carbono e aminoácidos de cadeia ramificada, e em reacções de rendimento energético. Após ingestão, é absorvida pelo intestino e localizada nos músculos esqueléticos, coração, cérebro, fígado e rins.

Vitamina B12 (cobalamina)

A cobalamina é um complexo metálico com um átomo central de cobalto. Encontra-se principalmente em fontes de alimentação animal, incluindo carne, peixe, produtos lácteos, ovos e fígado.

Vitamina B2 (riboflavina)

É uma vitamina hidrossolúvel que está presente naturalmente nos alimentos. Está envolvida em várias reacções enzimáticas. Contribui para o metabolismo normal do ferro no corpo e para o metabolismo normal de produção de energia. Além disso, a vitamina B2 pode contribuir para a redução do cansaço e da fadiga.

Vitamina B6

Os alimentos ricos em vitamina B6 incluem grãos (milho integral/grão, arroz castanho, sorgo, quinoa, gérmen de trigo), leguminosas, nozes, sementes, batatas, algumas ervas e especiarias (por exemplo, alho, caril, gengibre), carne e produtos da carne (por exemplo, aves, carne de porco, fígado), peixe. Vitamina B6 é um nome genérico para identificar um conjunto de várias moléculas chamado "piridoxina". A vitamina B6 está envolvida no metabolismo de aminoácidos e outros processos biológicos.

Vitamina C (ácido L-ascórbico)

Desempenha um papel importante em muitas funções metabólicas e atua como necrófago para os radicais livres. As principais fontes alimentares de vitamina C são frutas e vegetais, e os seus sumos, e batatas.

Vitamina D

É o termo genérico para ergocalciferol (vitamina D2) e colecalciferol (vitamina D3), que são vitaminas lipossolúveis presentes nos alimentos e suplementos. A vitamina D3 também pode ser sintetizada na pele após exposição à irradiação UV-B. Portanto, durante os meses de Verão, a síntese da vitamina D3 na pele pode ser a principal fonte de vitamina D. Após a ingestão, ou síntese na pele, a vitamina D é convertida no seu metabolito biologicamente ativo 1,25(OH)2D ou entregue aos tecidos de armazenamento.

Vitamina E

É uma vitamina lipossolúvel que desempenha um papel importante como antioxidante. As principais fontes alimentares de vitamina E incluem óleos vegetais, gorduras para barrar de óleos vegetais, frutos secos e sementes, alguns peixes gordos, gema de ovo e cereais integrais. Em particular, gérmen de trigo, girassol, azeitona e óleos de colza.

Vitamina PP (niacina ou vitamina B3)

É um termo genérico para ácido nicotínico e nicotinamida, compostos orgânicos solúveis que pertencem ao grupo das vitaminas B. A niacina encontra-se numa vasta gama de alimentos: carne e produtos à base de carne, grãos e produtos à base de cereais e leite e produtos lácteos. A niacina pode ser sintetizada no corpo humano a partir do aminoácido triptofano.

Z
Zeaxantina

É um carotenóide não vitamínico A que pertence à família das xantofilas com vários efeitos benéficos, tais como efeitos antioxidantes. Os humanos são incapazes de sintetizar a zeaxantina e, por conseguinte, esta precisa de ser obtida a partir de fontes alimentares.

Zinco

É um nutriente absorvido pelo intestino com uma vasta gama de funções fisiológicas. Entre as fontes alimentares de zinco encontram-se: carne, leguminosas, ovos, peixe e grãos. A maior parte do total de zinco do corpo está no músculo e osso, portanto, o zinco não tem um local de armazenamento identificado.