Durante o inverno é importante tomar conta do nosso bem-estar adotando um estilo de vida saudável: atividade física regular e uma dieta variada. No entanto, estes não são os únicos aspetos relevantes, aqui estão algumas dicas para enfrentar o inverno no nosso melhor.
Inverno
Durante o inverno o nosso corpo pode ser desafiado por diversas mudanças ambientais. No entanto isto não é nada de especial: se nos prepararmos bem com um estilo de vida saudável durante o outono o impacto pode ser menor porque o nosso corpo teve tempo suficiente para se adaptar. De facto, durante o inverno, quando as temperaturas baixam, podemos estar mais suscetíveis a infeções. Podemos também sentir mais cansaço e mau humor devido ao período prolongado de escuridão que caracteriza esta estação nas nossas latitudes.
Assim o inverno pode afetar-nos por dois lados:
- Sistema imunitário
- Bem-estar geral
Inverno e sistema imunitário
O nosso sistema imunitário é uma máquina perfeita que envolve diferentes tipos de células e proteínas. Quando funciona corretamente somos saudáveis e sentimo-nos bem, mas quando as nossas defesas estão em baixo podemos sentir-nos mais fracos e somos facilmente atacados por fatores externos como vírus, fungos e bactérias.
Apesar do nosso corpo ser capaz de se adaptar a mudanças de temperatura, podem ocorrer doenças sazonais. Todos nós provavelmente já experimentámos algumas das mais comuns e desconfortáveis doenças do inverno:
- Constipação
- Dor de garganta
- Gripe
- Herpes labial
Alguns dos mecanismos pelos quais o sistema imunitário pode ser afetado por temperaturas baixas são:
- Danos na barreira física, como viscosidade do muco ao nível do sistema respiratório superior;
- Danos na barreira cutânea, a epiderme é, de fato, a camada mais externa da nossa pele e a nossa primeira linha de defesa contra patógenos
Apesar do facto das temperaturas baixas poderem influenciar diretamente o nosso sistema imunitário, esta não é a única causa sugerida de desenvolvimento de doenças infeciosas no inverno, uma vez que o comportamento humano também pode desempenhar um papel:
- Mais tempo dentro de espaços fechados: locais abarrotados e pouco ventilados podem aumentar a exposição a patogéneos aéreos, como a gripe; além disto, o aumento de humidade pode afetar as gotículas transportadas pelo ar nas quais os patogéneos são transmitidos de pessoa para pessoa;
- Menos atividade física comparado com a primavera e verão: uma atividade física regular pode atuar como modelador do sistema imunitário;
- Vestuário: para nos aquecermos durante o inverno usamos roupas pesadas que cobrem todo o corpo, reduzindo a exposição da pele à luz solar, como resultado o nosso corpo pode diminuir a produção de vitamina D, que desempenha um papel importante nas respostas imunitárias.
Inverno e bem-estar geral
No entanto, o sistema imunológico não é o único a ser afetado pelas mudanças ambientais que ocorrem durante o inverno. De facto, os dias tornam-se mais pequenos e temos tendencialmente menos exposição à luz solar comparado com outras estações. Como consequência, os ciclos de sono e despertar também podem ser alterados e fazer-nos sentir mais cansados.
À medida que os dias ficam mais pequenos e podemos desfrutar da luz solar por menos tempo, algumas pessoas podem sentir tristeza, fadiga e cansaço. Este desconforto geralmente aumenta durante o outono e continua pelos meses de inverno, razão pela qual pode ser um bom hábito permitir ao nosso corpo adaptar-se às mudanças ambientais durante o outono. Uma explicação para esta condição pode ser encontrada nos mecanismos relacionados com ritmos circadianos que são provavelmente alterados pela falta de luz do dia durante o inverno.
Dicas para aproveitar um inverno saudável
Desfrutar o inverno é possível, apenas mantenha em mente algumas dicas:
- Limitar fatores que podem gerar uma sobrecarga no seu sistema imunitário como fumar, beber demasiado álcool ou cafeína e pouca qualidade de ar
- Comer refeições saudáveis e equilibradas com uma boa qualidade de proteínas, gorduras saudáveis e muita fruta e vegetais, repletas de minerais e vitaminas como vitamina C;
- Limitar e gerir os períodos de stress;
- Obter o máximo de luz solar natural possível, abrindo as cortinas e estores assim que se levantar da cama;
- Ter uma rotina de sono: durante o inverno não precisamos dormir mais do que no verão, por isso tente ir para a cama e acordar à mesma hora;
- Ter uma atividade física regular: o exercício quando os dias são mais curtos e mais escuros pode não ser muito atrativo, mas lembre-se de como é bom para o seu bem-estar geral.
Agora, viva ao máximo o seu inverno.
Pode um suplemento alimentar ajudar?
O inverno pode ser uma estação muito desafiante quer para o sistema imunitário quer para o nosso estado de espírito. O melhor conselho é ter um estilo de vida saudável. Mantenha em mente: beber muitos líquidos e comer muitos vegetais e fruta para um reabastecimento de minerais e vitaminas. Em particular, lembre-se de comer uma grande quantidade de alimentos ricos em Vitamina C para:
- Apoiar o normal funcionamento do sistema imunitário
- Ajudar a reduzir a fadiga e o cansaço.
Um estilo de vida saudável irá garantir tudo o que necessita para enfrentar o inverno no seu melhor, no entanto para uma ajuda extra pode experimentar um suplemento alimentar para:
- Recarregar as suas baterias com vitaminas como a vitamina C, nutrientes como a creatina e minerais como o magnésio;
- Ajudar as suas defesas naturais com minerais como o zinco, e vitaminas como as vitaminas B e C;
- Ajudar os seus ciclos naturais na idade adulta com vitaminas, minerais e antioxidantes como resveratrol e coenzima Q10.