O outono e a primavera são estações muitos desafiantes para os nossos corpos e geralmente trazem consigo muitas mudanças, tanto mentais como físicas. Aqui estão algumas dicas de como lidar com elas.
O que é o cansaço?
Já se perguntou o que significa quando diz “estou cansado”?
Cansaço não é um termo específico, mas um conjunto de manifestações incluindo:
- fadiga;
- fraqueza;
- sonolência.
No entanto, enquanto que as pessoas com sonolência se sentem melhor depois de uma sesta, pessoas com fadiga reportam falta de energia, exaustão mental, fraca resistência muscular e sono não reparador.
Fadiga fisiológica é um desequilíbrio nas rotinas de exercício, sono, dieta e pode ser aliviada com descanso.
Cansaço sazonal
Se durante a primavera e o outono nos sentimos cansados e exaustos, pode estar relacionado com as mudanças nos nossos ritmos biológicos. Os ritmos circadianos são alterações físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de 24 horas. É por isso, por exemplo, que estamos acordados durante o dia e dormimos à noite: moléculas específicas do nosso corpo regulam estes ciclos.
primavera
Durante a primavera, muitas pessoas são afetadas pela hora de verão, quando muitos países adiantam o relógio 1 hora. Fadiga, falta de energia e exaustão física e mental podem ser manifestações da chamada “Astenia da primavera“.
Apesar da “astenia da primavera” não ser uma doença, pode ser muito desconfortável.
As alterações dos ritmos circadianos do inverno para a primavera, quando há um rápido aumento das horas de luz solar, podem resultar em distúrbios do sono e aumento da sensação de cansaço.
outono
Enquanto que na primavera, a exposição solar aumenta rapidamente após um inverno escuro, durante o outono temos o inverso: a luz solar começa a diminuir e algumas pessoas podem sentir-se de mau humor. É importante dizer que isto pode não ser apenas um sentimento uma vez que a luz solar regula moléculas específicas responsáveis pelo equilíbrio de humor. Nessas pessoas, o sinal circadiano que indica uma mudança sazonal na exposição à luz pode ser cronometrado de forma diferente: podem precisar de mais tempo para o seu corpo se ajustar.
Dicas para aumentar os níveis de energia e limitar o cansaço.
Dormir
Uma boa higiene de sono pode melhorar o humor e limitar o cansaço:
- manter uma hora de acordar regular;
- evitar exercício antes de dormir;
- aumentar a exposição diária à luz natural.
Atividade física
Tanto no outono como na primavera tenha uma atividade física diária regular, principalmente ao ar livre.
Alimentação e Hidratação
Durante o outono lembre-se de ter cuidado com o que come. Talvez as frutas e vegetais frescos não sejam tão variados como na primavera e no verão, mas ainda assim tente cozinhar sopas saudáveis para uma reposição de vitaminas e minerais. Tenha em mente que muitas vitaminas podem ser sensíveis ao calor.
Por outro lado, quando chegar a primavera, reabasteça a sua alimentação com fruta fresca e vegetais: sumos ou batidos de fruta e vegetais são saborosos e contêm muitos minerais e vitaminas. Quando passamos do inverno para a primavera, podemos vir de uma alimentação rica em gordura e talvez pobre em fruta fresca. Para além disso, o nosso sistema imunitário possivelmente teve de lutar contra a poluição e germes deixando o nosso corpo com mais necessidade de fruta fresca e vegetais para recuperar.
Além disso, beba muita água (melhor se água simples) para hidratar adequadamente o seu corpo: a falta de líquidos pode piorar a sensação de exaustão.
Cuide do seu humor e estado de espírito
Quando o outono chegar, cuide do seu humor:
- comece algo novo;
- reformule sua perspetiva, talvez tornando a sua casa mais confortável e pronta para um inverno quente.
Pode um suplemento dietético ajudar?
A primavera e o outono são estações muito desafiantes para o nosso corpo: a mudança na luz solar e a demora para muitos se adaptarem à nova exposição solar podem causar cansaço, sonolência, exaustão e falta de energia. No entanto, isto não é um grande problema, basta dar tempo ao seu corpo para se ajustar e ajudar com uma alimentação variada e equilibrada e alguma atividade física diária. Se desejar enfrentar as mudanças sazonais de forma eficaz, considere um estilo de vida saudável durante todo o ano.
Além disso, você pode apoiar ainda mais o seu bem-estar físico e mental com suplementos alimentares específicos destinados a:
- Ajudar na recarga de energia com nutrientes como aminoácidos, minerais e vitaminas;
- Apoiar os seus desafios diários durante a idade adulta.