Home > Informações > 5 formas de recuperar energia

5 formas de recuperar energia

5 formas de recuperar energia


Como enfrentar os primeiros sinais de cansaço e evitar entrar numa espiral de stress?

Descubra a importância de melhorar o estilo de vida, dando especial atenção a certos nutrientes, vitaminas e sais minerais, especialmente o Magnésio,  o Potássio e a Vitamina C. Aqui estão 5 conselhos fáceis de seguir, todos os dias.


1. Inclua na sua dieta alimentos ricos em Magnésio, Potássio e Vitamina C, tais como cereais, leguminosas, frutos secos, farinha integral, arroz, frutas e legumes frescos e da época e evite o açúcar simples. Uma dieta saudável é essencial para dispor de energia para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia. É particularmente importante introduzir na dieta alimentos ricos em Magnésio, Potássio e Vitamina C, nutrientes fundamentais para manter o equilíbrio energético do organismo.


2. Faça refeições regulares: um pequeno-almoço abundante e rico, um almoço equilibrado e nutritivo, dois lanches a meio da manhã e da tarde, e, para acabar em beleza, um jantar simples e leve para favorecer um sono tranquilo e restaurador.
A distribuição regular das refeições ao longo do dia é essencial para se manter em forma. Muitas pessoas ficam sem energia logo de manhã, ao saltarem o pequeno-almoço, satisfazendo-se com um almoço pouco nutritivo e sobrecarregando-se à noite com um jantar abundante que muitas vezes perturba o sono. Cria-se, assim, um círculo vicioso que favorece a perda de energia.


3. Reponha os sais minerais, especialmente o Magnésio e o Potássio.
O magnésio contribui para a redução do cansaço e da fadiga estando envolvido no processo fisiológico de regulação do metabolismo energético. Os alimentos ricos em Magnésio estão largamente difundidos, mas estudos recentes demonstraram que pessoas que sofrem de muito stress, assim como os atletas, tendem a apresentar com maior frequência carências de Magnésio. Todos aqueles que praticam um desporto também deviam repor os sais minerais perdidos durante o treino devido à transpiração intensa, para reequilibrar os níveis fisiológicos de Magnésio e Potássio, necessários para o normal funcionamento muscular e para combater o cansaço e a fadiga.


4. A adição de vitamina C pode fazer a diferença
A vitamina C está envolvida em muitas das funções vitais do nosso organismo, contribuindo especialmente para a redução do cansaço e da fadiga e para o normal funcionamento psicológico.
O Homem é incapaz de sintetizar o ácido ascórbico, (a Vitamina C pura), que precisa de ser integrada com a dieta. Fruta e legumes frescos, especialmente frutas cítricas, kiwi, pimentão, tomate e vegetais de folhas verdes são alimentos ricos em vitamina C. A vitamina C, infelizmente, é uma substância muito delicada: a cozedura, por exemplo, diminui consideravelmente a sua presença nos alimentos. Com base nisso, alguns especialistas recomendam a suplementação de vitamina C, especialmente para alguns indivíduos, tais como desportistas, pessoas com deficiências nutritivas e sujeitas a elevados níveis de stress que tendencialmente apresentam níveis reduzidos de vitamina C no organismo.

 

5. Não se esqueça de que o sono é fundamental para se manter em pé e esteja atento ao abuso de café à noite. O café é uma agradável e irrenunciável recarga durante o dia, mas para as pessoas particularmente sensíveis é melhor evitar tomar café ao final da tarde e à noite de forma a promover a qualidade do sono.

 

Menarini PT Copyright © 2017-2020

voltar ao topo