Água é essencial para a vida uma vez que contem minerais que têm um importante papel no nosso bem-estar. Quando perdemos água, não perdemos só líquidos, mas também minerais

O papel da água nos seres vivos

A água é um componente vital para todos os seres vivos. Nos humanos, cerca de 60% do corpo adulto é constituído por água, e nós temos que beber água todos os dias para podermos sobreviver. Água serve um número essencial de funções como regular a nossa temperatura corporal a partir do suor e da respiração, e ajuda a remover desperdício a partir da urina. O nosso sangue é principalmente água, e os carbohidratos e proteínas que o nosso corpo usa como alimento são transportadas pela água na nossa corrente sanguínea

Para além disso a água também:

  • Atua como amortecedor para o cérebro e medula espinhal
  • Ajuda-nos a comer, formando saliva.
  • Lubrifica as nossas articulações

Apesar de ser difícil de apontar a quantidade certa de água que um adulto necessita por dia, especialistas pensam que cerca de 1.8 litros é o necessário para muitos. No entanto, isto depende na atividade física, clima, temperatura e dieta. Alguns já afirmaram que não há nenhuma dose de água especifica requerida para uma determinada pessoa. Mesmo assim sendo, muitos adultos não consomem água suficiente, o que pode levar a diminuição de atividades corporais e desidratação.

Que minerais estão na água?

É importante lembrar que a água não é somente um mero líquido, mas que também contem muitos elementos essenciais que são indispensáveis para as atividades metabólicas:

  • Cálcio;
  • Sódio;
  • Magnésio;
  • Potássio.

Cálcio

é o mineral mais abundante no corpo e bastante importante para a regulação de muitas respostas enzimáticas e hormonais, em adição à regulação da coagulação do sangue, transmissão nervosa e contração muscular.

Magnésio

Magnésio é o segundo mineral mais abundante nos humanos. Os adultos têm cerca de 20 a 28 gramas de magnésio no corpo e cerca de 60 a 65% é encontrado no esqueleto humano. O magnésio é preciso para muitas reações enzimáticas e é essencial também para o desenvolvimento do esqueleto. A quantidade especifica de magnésio necessária por cada individuo depende do nível de atividade geral e estilo de vida. Grandes quantidades são necessárias para o cérebro, coração e células dos músculos. Se não tivermos magnésio suficiente, as pessoas podem sentir:

  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cólicas;
  • Ansiedade.

Infelizmente, a deficiência de magnésio é bastante comum e muitos indivíduos não atingem a dose diária recomendada. Uma maior atenção tem que ser dada de maneira a assegurar que a dose adequada é recebida a partir de uma dieta saudável e equilibrada

Potássio

O potássio é outro nutriente essencial que tem um papel fundamental em manter o normal funcionamento das células e especialmente as células musculares e nervosas. A dose recomendada de potássio depende do individuo, a sua pressão sanguínea e a ingestão de sódio. No entanto, como os outros minerais, muitos indivíduos não atingem a dose diária recomendada. Aumentar a dose de potássio é considerado como bastante benéfico. Estes benefícios incluem diminuir o risco de muitas doenças como hipertensão e diabetes, e existem evidências que sugerem que a dose ideal de potássio terá potenciais benefícios para o esqueleto e para os rins.

Desidratação

Quando uma pessoa perde muita água, é possível que seja desidratação. Isto pode acontecer, por exemplo, por causa de perdas através de transpiração elevada, ou diarreia prolongada ou vómito. Existem muitas ocasiões em que o excesso de perda de água pode levar á desidratação, como:

  • Verão
  • Viajar em países quentes
  • Trabalho exposto ao sol
  • Atividade física intensa

A primeira abordagem para lutar contra a desidratação é beber água frequentemente, mesmo que não se tenha sede, e comer fruta fresca e vegetais. Isto é muito importante uma vez que quando sentimos sede podemos já estar desidratados.

Conclusão

É importante manter-se hidratado ao mesmo tempo que se mantem o foco na aquisição de minerais importantes como magnésio e potássio. Uma nutrição saudável e equilibrada e uma ingestão adequada de água serão o suficiente para manter uma pessoa hidratada. No entanto, se sentir que o seu corpo precisa de uma recarga de minerais, pode ajudar com suplementos que contém magnésio, potássio e vitamina C para lutar contra a fraqueza e o cansaço. Isto pode ajudar qualquer pessoa a sentir-se melhor.