Muitas pessoas mais velhas sofrem de cãibras noturnas. Elas são inconvenientes e dolorosas. Por vezes uma simples solução pode ajudar.

Cãibras noturnas são comuns

Cãibras noturnas ou cãibras nas pernas em repouso são muito frequentes em indivíduos mais velhos. Mesmo podendo ocorrer a qualquer idade, elas tendem a ser mais comuns e mais severas no fim da vida. Num estudo sobre pessoas acima da idade dos 60 anos, quase um terço disse que tinham tido cãibras nas pernas nos últimos dois meses. Cãibras podem também ser mais comuns nas mulheres. Como é conhecido por alguém que sofre de cãibras, elas são angustiantes uma vez que causam dor e podem levar a problemas durante o sono:

  • Perturbação do sono
  • Sono de pouca qualidade
  • Sonolência diurna

Cãibras noturnas podem então causar um impacto sobre a geral qualidade de vida e talvez ser causa de preocupação, principalmente em pessoas mais velhas.

O que causa cãibras noturnas?

Cãibras noturnas acontecem devido a uma repentina, não desejada e dolorosa contração muscular que muitas vezes envolve músculos na perna ou pés. Em muitos casos a causa definitiva não pode ser identificada. No entanto, um número de fatores têm sido associados com cãibras noturnas. Um desses fatores é alguma medicação. Outras causas possíveis incluem condições neurológicas, e cerca de dois terços de pessoas com diabetes sofrem de cãibras1. Por fim, cãibras musculares podem estar relacionadas com alterações em fluido e em eletrólitos dentro dos quais o magnésio e o potássio.

O papel dos minerais

Os nossos corpos precisam de um balanço de minerais para funcionar corretamente. As células musculares necessitam de minerais como magnésio e potássio para contrair e relaxar. Um desequilíbrio ou deficiência destes eletrólitos pode causar problemas e levar a cãibras musculares. Um baixo nível de qualquer destes minerais pode levar o músculo a contrair, mas evitar que relaxe. De facto, baixos níveis de magnésio e potássio têm sido associados a cãibras nas pernas.

Magnésio

O magnésio tem um papel muito importante em múltiplas reações metabólicas e é necessário para o bom funcionamento dos músculos. A deficiência de magnésio pode resultar em algumas doenças crónicas e má nutrição. As pessoas mais velhas estão em particular risco de deficiência de magnésio uma vez que tendem a ter mais doenças crónicas e a diminuir a absorção de magnésio. O desequilíbrio de eletrólitos pode também ser devido a uma deficiência na dieta ou na transpiração, para além de:

  • Aumento da frequência urinária
  • Diarreia
  • Efeitos secundários da medicação
  • Problemas de absorção

Uma vez que a deficiência de magnésio leva a um excitamento neuronal e aumenta a transmissão neuromuscular, tem sido sugerido que o magnésio pode tomar um papel beneficiário em cãibras noturnas nas pernas. De facto, o magnésio tem se tornado um pilar no alívio de cãibras nas pernas.

Potássio

O potássio é principalmente adquirido por recursos dietéticos, como fruta, vegetais e nozes. Em contraste com outros eletrólitos, o potássio é encontrado primariamente dentro das células, e apenas 2% de todo o potássio do corpo está presente nos fluídos extracelulares. Assim, mesmo uma pequena diminuição no sérum de potássio pode representar uma significante diminuição do potássio dentro das células. Sintomas de deficiência de potássio incluem:

  • Fraqueza muscular
  • Fatiga
  • Constipação

Uma causa comum de deficiência de potássio é o aumento de excreção devido a perturbações gastrointestinais como a diarreia. Baixos níveis de potássio são frequentes em pessoas que tomam diuréticos e podem estar presentes em indivíduos com doença crónica renal ou diabetes não controlados. Para se certificar que obtém potássio suficiente, tenha a certeza que come suficiente fruta como banana ou laranjas assim como vegetais como batatas e verduras.

Conclusão

As cãibras noturnas são comuns em indivíduos mais velhos. Enquanto a causa principal possa não ser clara, pode estar relacionada com condições como diabetes, uso de medicação para tratar a pressão arterial alta e outras condições. Os baixos níveis de magnésio e de potássio têm sido relacionados com cãibras musculares, e assim é importante ter a certeza que se mantem os níveis adequados destes minerais. Isto pode ser realizado  mantendo uma dieta saudável. No entanto, em alguns casos, um suplemento com magnésio e potássio pode ajudar a aliviar cãibras musculares e a ajudar o bom funcionamento dos músculos.