Prof. Giampiero Girolomoni
Prof. Giampiero Girolomoni
Prof. Giampiero Girolomoni é professor no Departamento de Ciências Biomédicas e Cirúrgicas/Dermatologia em Verona, Itália

A saúde da pele, do cabelo e das unhas necessita de uma ingestão regular de vitaminas, minerais e micronutrientes através de uma alimentação variada e equilibrada rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis.

A pele

A pele é o maior órgão do corpo. A pele protege o corpo das ameaças ambientais e, ao mesmo tempo, é fundamental para a relação com o ambiente e para a atração sexual. Por conseguinte, manter uma pele jovem e saudável está no topo de muitas listas de desejos. A maioria das pessoas nasce com uma pele saudável e graciosa. Com a idade, a pele torna-se menos capaz de lidar com o desgaste quotidiano. Uma boa pele deve-se em parte aos nossos genes, mas há muito que podemos fazer para manter a nossa pele com o seu melhor aspecto e ajudar as suas funções no seu melhor estado à medida que envelhecemos.

Vitaminas e minerais bons para a sua pele

A prevenção é a forma mais eficaz de trabalhar contra o envelhecimento da pele. Assim, a chave é ter uma alimentação equilibrada com alimentos variados, ricos em:

  • antioxidantes;
  • vitaminas;
  • minerais.

As vitaminas A, B2, B3, B6, C, D, E, Zinco e Selénio são importantes para a saúde e função óptima da pele. Os mesmos micronutrientes são essenciais para um crescimento óptimo do cabelo e das unhas. Uma alimentação equilibrada saudável, incluindo pelo menos 5 porções diárias de uma variedade de frutas e vegetais, proporciona um rico aporte de antioxidantes, vitaminas e micronutrientes essenciais para a saúde da pele, do cabelo e das unhas. As gorduras saudáveis são também importantes. As evidências sugerem que os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 provenientes de uma variedade de alimentos, incluindo lacticínios com baixo teor de gordura, frutos secos, leguminosas, peixe e carnes magras, são importantes para manter uma pele saudável. Os alimentos e bebidas serão sempre a melhor forma de dar à sua pele e corpo os nutrientes de que necessita. Mas a dieta precisa de ser ajustada para não ser altamente calórica, e ser variada e incluir mais frutas e vegetais.

De outro ponto de vista, é muito importante que a pele se mantenha hidratada. É uma crença comum que a água potável afeta a hidratação da pele. A hidratação cutânea é de facto pouco afetada pela ingestão de líquidos em condições normais. O uso diário de cremes ou loções hidratantes, que reduzem a perda de água do estrato córneo, é muito mais importante. Durante o inverno, a pele torna-se mais sensível e seca e pode necessitar de mais atenção. Se os seus genes não são suficientemente bons e pretende reduzir o aparecimento de rugas, deve começar durante a juventude a reduzir a exposição solar e não fumar. A exposição solar é importante para sintetizar pró-vitamina D na pele, mas para este fim é suficiente uma exposição moderada à luz solar.

E o cabelo e as unhas?

O cabelo e as unhas são tecidos altamente proliferadores, mas são lentos a responder às mudanças, pois precisam de semanas ou meses para crescer o suficiente para mostrar mudanças apreciáveis. Os micronutrientes são elementos importantes no ciclo folicular normal do cabelo bem como no crescimento das unhas. Um cabelo com aspeto saudável é, em geral, um sinal de boa saúde e de boas práticas de cuidados capilares. A maioria dos indivíduos saudáveis tem nutrientes adequados na sua dieta; contudo, algumas pessoas não seguem uma alimentação equilibrada ou não têm acesso a uma boa nutrição, outras têm doenças diagnosticadas que os predispõem a deficiências nutricionais que influenciam o couro cabeludo/corpo. As experiências indicaram que a nutrição correta é fundamental para o crescimento saudável do cabelo, e inversamente muitas deficiências correlacionam-se com a queda de cabelo. As mesmas considerações aplicam-se às unhas. A maioria dos princípios para a saúde da pele aplicam-se à saúde do cabelo e das unhas, incluindo as influências genéticas. As dietas devem conter:

  • proteína;
  • frutos;
  • legumes;
  • grãos;
  • uma quantidade apropriada de gordura.

Uma “dieta mediterrânea” pode ser um bom exemplo.

Falsas crenças na saúde do cabelo e das unhas

Há muitas crenças falsas sobre o cabelo, incluindo que durante o outono/primavera há um aumento de queda de cabelo (então porque não mover-se para o outro lado do hemisfério?) ou que a robustez das unhas depende de um consumo alimentar apropriado de leite ou queijo (mas o cálcio é importante para o osso e não para as unhas). O cabelo cresce de forma assíncrona e a maior parte do tempo a queda de cabelo é limitada; mas a cada certo período de tempo, o cabelo cresce e depois cai de forma mais sincronizada dando a impressão de uma queda de cabelo abundante.

Quando uma dieta equilibrada e variada é difícil de conseguir, ou no caso de um apoio extra pode experimentar um suplemento alimentar com vitaminas, minerais e micronutrientes, que pode ser benéficos para a saúde da pele, do cabelo e das unhas. Além disso, mesmo uma dieta regular pode não fornecer quantidades suficientes de vários anti-oxidantes, como o resveratrol e a coenzima Q10.