Home > Informações > 6 segredos para praticar desporto quando está calor

6 segredos para praticar desporto quando está calor

6 segredos para praticar desporto quando está calor

O calor e a atividade física podem coexistir? Claro! Mesmo nos períodos mais quentes é possível praticar o seu desporto favorito, basta tomar algumas precauções para evitar baixas de tensão ou exaustão devida ao calor. Aqui estão seis dicas para praticar uma atividade desportiva, mesmo nos meses mais quentes, na cidade ou na praia.

1. Tome um suplemento alimentar.

Antes de iniciar qualquer treino e depois, inclusive nos dias de recuperação, é uma boa ideia tomar um suplemento alimentar de sais minerais e vitaminas com Creatina, Arginina, Beta-Alanina. São excelentes os que têm sumo de laranja, pelo sabor fresco e agradável. Se gostaria de saber como pode integrar a creatina, deve pedir conselho ao farmacêutico sobre a dosagem e os efeitos da creatina.Para que serve a arginina? A arginina é essencial para combater a fadiga e o cansaço, típicos nos dias de maior calor. Também é importante a absorção de vitamina D, fundamental quando há carência de vitaminas.

Normalmente a dosagem recomendada dos reconstituintes energéticos é de uma saqueta por dia dissolvida em água, natural ou fresca.

2. Escolha desportos aquáticos. 

Nos períodos de mais calor pode aproveitar para ir à piscina da sua cidade, seja ao ar livre ou fechada, para praticar desporto. Desta forma, a frescura da água da piscina refresca e proporciona uma carga energética. Também pode aproveitar para praticar (e porque não, melhorar!) um desporto completo, como a natação. Se tiver filhos, pode aproveitar a ocasião para os inscrever na natação e aumentar assim a sua confiança na água, tendo em conta a proximidade das férias.

3. Ao nascer ou ao pôr-do-sol.

Se prefere correr, escolha um lugar fresco como um parque bastante arborizado e comece antes das 9 ou depois das 19 horas. Deste modo irá desfrutar das horas mais frescas do dia.

4. Sobre rodas.

Em bicicleta ou em patins.

É bom porque fica exposto a uma quantidade maior de ar. Desta forma, o suor evapora-se rapidamente e a temperatura do corpo baixa.

5. Não exagere. 

Um estudo recente revelou que uma pausa de 90 segundos após um esforço intenso é útil para o organismo se adaptar ao aumento da temperatura corporal.

6. Desfrute das fontes.

As fontes de água citadinas, em parques e praças, não são úteis apenas para beber água durante o exercício, mas também para se refrescar. Sim, porque se molharmos o nosso corpo nos lugares certos, teremos uma agradável sensação de frescura. A nuca, por exemplo, tem muitos receptores de calor.

Menarini PT Copyright © 2017

voltar ao topo