Home > Informações > As crianças e a energia no desporto

As crianças e a energia no desporto

As crianças e a energia no desporto

O desporto, especialmente se for feito em grupo, é importantíssimo para as crianças, para que tenham um correto desenvolvimento físico e da personalidade: ajuda-os a socializar, a relaxar e a repor energias. As atividades desportivas são recomendadas após os 3 anos de idade, mas é difícil escolher o desporto certo para seu filho.


Como podemos ensinar as crianças a aproveitar as energias ao máximo quando praticam desporto? 

Em primeiro lugar, recomenda-se que tire partido daquilo que o entusiasma: se uma criança, por exemplo, ama as artes marciais, nunca vai dar o seu melhor noutros desportos, como a dança ou o futebol. Portanto, os pais devem perceber qual o desporto mais adequado para seu filho.


Não peça à criança para se esforçar demasiado: a duração das atividades para crianças difere de uma criança para outra e geralmente é aconselhável praticar desporto durante cerca de uma hora.


Os trabalhos de casa devem fazer-se antes ou depois?

Sabemos que para além da diversão com atividades extracurriculares existem os trabalhos da escola, mas quando é que é melhor fazê-los? Depois de ter passado uma hora a praticar desporto provavelmente a criança não terá vontade de sentar-se e fazer trabalhos de casa, por isso é melhor fazê-los primeiro!


Uma outra pergunta frequente diz respeito à escolha do lanche que deve dar aos seus filhos: nunca devem fazer uma atividade física de estômago vazio! Cerca de duas horas antes da atividade aconselha-se uma merenda de fácil assimilação e depois do desporto aconselham-se lanches leves, como iogurte, frutas e legumes da época.


Também pode ajudar seu filho a sentir-se cheio de energia com suplementos específicos. Os elementos importantes para quem pratica desporto são, entre outros: vitamina C (um excelente antioxidante), arginina (intervém na regulação da sistema cardiovascular) e glutamina (traz algumas melhorias nas funções mentais e criativas da memória, a curto e a longo prazo).

 

Menarini PT Copyright © 2017-2020

voltar ao topo