Home > Informações > Aumente as suas defesas imunitárias

Aumente as suas defesas imunitárias

Aumente as suas defesas imunitárias

Com o Outono e os primeiros frios é necessário começar a pensar num “programa” de prevenção para proteger o nosso sistema imunitário e mantê-lo forte e saudável antes da chegada do Inverno.

A saúde do nosso corpo, numa óptica de prevenção e de protecção fisiológica das nossas defesas imunitárias, baseia-se principalmente na escolha de um regime alimentar equilibrado. O velho ditado "A saúde começa à mesa", explica de forma simples que uma alimentação saudável é a base da nossa saúde. O trinómio saúde-alimentação-prevenção aponta para um correcto equilíbrio entre a quantidade e qualidade dos alimentos, expresso principalmente pelo seu conteúdo em hidratos de carbono, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas. As vitaminas e os minerais são micronutrientes essenciais, uma vez que o Homem em muitos dos casos não é capaz de os sintetizar e necessita, por isso, de os ir buscar aos alimentos.

Para todos os que consideram importante cuidar da sua saúde, a ementa deve ser rica em frutas e vegetais frescos, nozes e leguminosas, ricos em minerais e vitaminas, nomeadamente em Zinco, Selénio, Vitaminas A, C, E, e do complexo B, para referir alguns dos nutrientes que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário. Estes alimentos também são ricos em sais minerais, Magnésio e Potássio que, em conjunto com a Vitamina C, contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Segundo alguns estudos, o cansaço e a fadiga contribuem para a diminuição das nossas defesas imunitárias, dada a possível correlação entre o cansaço, a intensa actividade física e mental (ou stress) e o desgaste do sistema imunitário. Além disso, deve-se privilegiar fontes de proteína de qualidade, tal como peixe, rico em vitamina D e ómega 3.

O uso de suplementos alimentares à base de sais minerais e vitaminas pode ser recomendado a indivíduos específicos, tais como desportistas, pessoas sob stress físico e intelectual e todos aqueles que estiverem potencialmente sujeitos a carência nutricional como os idosos e as crianças.

A prevenção para manter as nossas defesas imunitárias fortes e saudáveis começa principalmente à mesa, dando atenção às vitaminas e sais minerais. Peça também ao seu farmacêutico aconselhamento sobre o suplemento alimentar que se adeque a proteger as defesas imunitárias durante as mudanças de estação e em caso de stress. Além disso, hoje existem também fórmulas estudadas especificamente para crianças e indivíduos particularmente sensíveis a doenças sazonais.

Incluir alguns elementos tais como vitaminas e sais minerais proporciona uma grande ajuda ao organismo em caso de stress / prostração / cansaço.

Menarini PT Copyright © 2017

voltar ao topo