Home > Informações > 5 princípios ativos pela manhã

5 princípios ativos pela manhã

5 princípios ativos pela manhã

A recarga energético-metabólica para enfrentar o longo dia que nos espera começa de manhã, com um pequeno-almoço saudável e rico em "princípios ativos" contidos nos alimentos, os quais são essenciais para ajudar a nossa capacidade física e mental. Na verdade, referimo-nos aos micronutrientes essenciais, aqueles que o homem não produz mas obtém dos alimentos, especialmente as vitaminas e  os minerais.

 

Vamos descobrir, então, quais os 5 “princípios ativos” nos alimentos do pequeno-almoço que nos dão a força, a capacidade e a resistência necessárias para chegar à noite com saúde.

 

  • Vitamina B1 ou Tiamina (cereais integrais, farelo e frutos secos): participa ativamente nas reações metabólicas dos hidratos de carbono e, portanto, no fornecimento de energia muscular. Também desempenha um papel fundamental na síntese de certos neurotransmissores cerebrais, substâncias especificamente envolvidas no normal funcionamento do cérebro que regulam o humor e a capacidade mental.

 

  • Vitamina B6, (cereais integrais e bananas): está envolvida no metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas, reações fundamentais para fornecer energia muscular e mental. A vitamina B6 contribui não só para reduzir o cansaço e a fadiga, mas também para ajudar o funcionamento fisiológico do cérebro.

 

  • Vitamina C (fruta fresca): contribui para reduzir a fadiga e o cansaço provocados pelas mudanças de estação e favorece o funcionamento fisiológico da psique. A vitamina C, de facto, participa na regulação da síntese metabólica das substâncias envolvidas em vários processos, quer a nível físico quer mental, como por exemplo a resposta fisiológica ao stress.

 

  • Magnésio (cereais integrais e frutos secos): contribui tanto para reduzir a fadiga e o cansaço das mudanças de estação, como para regular o metabolismo energético, especialmente a nível da energia muscular.

 

  • L-Triptofano (aveia, bananas, tâmaras secas, leite, iogurte e chocolate) é um aminoácido essencial precursor de substâncias fundamentais que regulam o normal funcionamento psíquico, físico e mental, nomeadamente a serotonina para o humor, a melatonina para o ritmo fisiológico do sono-vigília e a vitamina B6 a que já nos referimos. O chocolate tem sido muitas vezes referido como um alimento revigorante por conter L-triptofano.

 

Estes nutrientes essenciais fornecem desde manhã energia muscular, que é uma das chaves para superar o cansaço nas mudanças de estação e a solução para o eterno dilema de como melhorar a concentração mental. Certos estilos de vida e regimes dietéticos deficientes podem tornar necessária uma suplementação, especialmente para os vegetarianos / vegans, idosos e crianças, desportistas e pessoas sobrecarregadas por excesso de trabalho, quer físico quer mental.

 

Menarini PT Copyright © 2017

voltar ao topo