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Combater o stress com os alimentos

Combater o stress com os alimentos

Na ementa daqueles que querem combater o stress, nunca devem faltar alimentos ricos em Vitaminas do complexo B, Zinco e Glutamina, que asseguram o normal funcionamento metabólico, físico e psíquico do organismo quando está sob stress.

O stress é a resposta de adaptação do nosso organismo às tensões, mais ou menos graves, que alteram o nosso equilíbrio químico, físico e funcional. Em poucas palavras, os sintomas psicossomáticos mais ou menos evidentes e complicados atribuídos ao stress (fadiga, dificuldade de concentração, ansiedade, etc.), são o resultado de "um estado de emergência e de resistência metabólica". O nosso corpo sob stress luta, queimando todas as energias e substâncias que tem ao dispor para a se defender, resistir e superar o desequilíbrio desencadeado pelos factores de stress e voltar ao normal. Nesta batalha, consome-se uma grande quantidade de substâncias essenciais, ou seja vitaminas, minerais e outros nutrientes disponíveis num regime alimentar variado e equilibrado.

Em especial, as alterações dos níveis fisiológicos de Vitaminas do complexo B e o Zinco parecem ser comuns em indivíduos sob stress.

O complexo B é representado por uma dezena de vitaminas hidrossolúveis, ou seja, cada vitamina B é solúvel em água, amplamente distribuídas nos alimentos de origem animal e vegetal. Um regime alimentar saudável e variado garante o seu aporte adequado, mas em condições de stress prolongado pode ser necessária a suplementação destas vitaminas. As vitaminas do complexo B estão envolvidas na síntese de muitas moléculas que regulam o normal funcionamento psíquico, o metabolismo energético e a resposta fisiológica de adaptação ao stress.

Os alimentos que contêm Zinco são a carne, os ovos, o peixe, o leite e seus derivados e os cereais. O Zinco participa activamente numa ampla e diversificada gama de processos metabólicos que podem ser alterados pelo stress. Além disso, em conjunto com a vitamina C, contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, muitas vezes debilitado em pessoas com stress. Neste caso, um suplemento alimentar com Zinco pode fazer a diferença e ajudar as nossas defesas naturais. Um suplemento alimentar com Zinco também pode combater o stress dos exames ou apoiar aquelas pessoas que se sentem mentalmente stressadas, já que o Zinco contribui para o normal funcionamento cognitivo.

Por fim, referimos a Glutamina, um aminoácido não essencial que o Homem produz através do ácido glutâmico e que se transforma em GABA (ácido gama-aminobutírico) um dos principais reguladores do normal funcionamento psíquico, do sono e do humor. A Glutamina é uma importante fonte de energia para as células do sistema imunitário e do intestino, contribuindo para o seu normal funcionamento. Em pessoas stressadas, frágeis, com alterações de humor e de sono, foi observada falta de Glutamina. Nestes casos, é útil incentivar a ingestão de glutamina através da alimentação. Os alimentos ricos em Glutamina são as favas, levedura de cerveja, arroz integral, produtos lácteos, ovos, peixe, legumes, carne, nozes, marisco, sementes, soja, trigo, cereais integrais, que são alimentos amplamente presentes num regime dietético equilibrado. No entanto, em situações de stress prolongado, pode ser necessário utilizar um suplemento alimentar à base de Glutamina.

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