Home > Informações > Combata a ansiedade e o stress com soluções naturais

Combata a ansiedade e o stress com soluções naturais

Combata a ansiedade e o stress com soluções naturais

A ansiedade e o stress são algumas das reações físicas e mentais para uma série de tarefas sociais, emocionais ou cognitivas que nosso corpo e mente sentem como excessivas. Os sintomas são variados: dores de cabeça, agitação, dificuldade em adormecer ou problemas de alimentação, entre outros.


Gerir o stress e a ansiedade pode ser muito difícil, mas não precisa de se alarmar. De facto, existem alguns casos muito graves em que é necessário a intervenção de um especialista e casos ligeiros em que é possível aprender sozinho a gerir estas emoções.


Entre as várias metodologias para manter afastados estes fenómenos, temos a já conhecida aromaterapia. Trata-se de uma prática holística que atua sobre os processos mentais, espirituais e físicos através do uso de essências. Os óleos essenciais (substâncias voláteis e com forte aroma extraídas de plantas) são normalmente difundidos no ar graças a alguns difusores especiais para estimular o olfato e, através deste sentido, estimular a mente e o corpo. Na realidade, a aromaterapia inclui não só a utilização olfativa dos óleos essenciais, mas também outras aplicações possíveis: tópica (massagens, compressas,...), inalatória e oral.


Já a meditação é uma prática de origens antigas, descrita por diferentes tradições religiosas e filosofias, especialmente orientais, que atualmente está na moda. Podemos defini-la como uma técnica entre a concentração e a contemplação, para entrar em contato com o seu “eu” mais profundo e alcançar um maior domínio da atividade mental para fins diversos (religioso, espiritual, filosófico).

 

Existem inúmeras técnicas de meditação e é possível frequentar cursos, encontros e seminários mais ou menos específicos sobre o assunto. De qualquer forma, está comprovado que a meditação alivia o stress, os sintomas de ansiedade e ajuda a capacidade de concentração.


Não devemos esquecer a alimentação como um instrumento para relaxar o corpo e a mente: o magnésio é conhecido pelas suas propriedades relaxantes. Pode-se encontrar este mineral em muitos alimentos, como frutos secos, espinafres, amêndoas, avelãs e muitos outros. Em alternativa, pode escolher um suplemento à base de magnésio.

 

Menarini PT Copyright © 2017-2020

voltar ao topo