Cansaço, fadiga e exaustão podem ser o resultado de um estilo de vida stressante. Apresentamos em seguida algumas sugestões para obter hábitos de vida mais saudáveis e combater a fadiga e o cansaço, dia após dia.

Cansaço, Fadiga, Exaustão

Uma vida stressante com trabalho, família, escola e deveres diários, pode desafiar gravemente o nosso bem-estar. Quantas vezes, no final do dia ou no final da semana, pensamos em como estamos cansados. Às vezes, algum descanso e colocar as horas de sono em dia são suficientes para reduzir o cansaço e fadiga. Por outro lado, outras vezes, sentimos que o descanso não chega. Além disso, também as alterações sazonais podem traduzir-se em cansaço e sonolência.

Em primeiro lugar, vamos esclarecer um pouco o que são o cansaço, a fadiga e a exaustão.

O que é cansaço?

O cansaço é uma sensação comum e não específica que pode apresentar diversos sinais, como por exemplo: fraqueza e sonolência1.

O que é fadiga?

Em 1996, Ream e Richardson definiram a fadiga como “um sintoma subjetivo, desagradável, que inclui sensações em todo o corpo, desde cansaço à exaustão, criando uma condição geral constante que interfere com a capacidade de as pessoas funcionarem na sua capacidade normal.”2

Por esse motivo, podemos assumir que existem diferentes tipos de fadiga e que esta é uma condição que não pode ser aliviada com uma sesta. Deste modo, a fadiga pode ser3:

  • Fisiológica, ou seja, não relacionada com qualquer condição médica;
  • Crónica, quando dura mais de 6 meses e pode estar relacionada com problemas de saúde.

Os efeitos da fadiga podem traduzir-se em4:

  • Fraqueza muscular;
  • Menor resistência e menor capacidade de fazer exercício;
  • Perceção de fadiga mental depois de atividades cognitivas;
  • Falta de energia.

As causas de fadiga fisiológica podem ser diferentes de acordo com o estilo de vida de cada indivíduo. Contudo, algumas das mais comuns são4:

  • Cansaço após exercício;
  • Cansaço após trabalho;
  • Stress mental;
  • Excesso de estímulo ou pouco estímulo;
  • Jet lag;
  • Aborrecimento;
  • Falta de sono.

O que é exaustão emocional?

Por vezes, acumulamos stress e desafios sem sequer darmos conta, até ao momento em que nos sentimos esgotados, sentimento este que se pode chamar de exaustão emocional.5

A exaustão emocional pode incluir diversos aspetos da nossa vida, tais como:5

  • Emocionais, quando nos sentimos nervosos e com tendência a chorar frequentemente;
  • Físicos, quando sentimos fadiga, falta de apetite ou tensão muscular;
  • Desempenho, quando não conseguimos cumprir prazos ou realizamos as nossas tarefas mais devagar.

Dicas para superar o cansaço, a fadiga e a exaustão

Sentir-se cansado, ou até mesmo exausto, é muito frequente hoje em dia, uma vez que as nossas vidas são muito stressantes. Contudo, para reduzir essas sensações o máximo possível, pode ser útil adotar alguns hábitos saudáveis. Aqui estão algumas dicas para combater o cansaço, a fadiga e a exaustão.

Viva uma vida sem stress

Viva uma vida sem stress e tente evitar ou limitar qualquer causa de stress em casa, no trabalho ou com a sua família e amigos. Inspire, abrande e: 

  • Tente viver o momento presente sem se preocupar demasiado com o futuro;
  • Empregue as suas energias em algo que valha a pena;
  • Crie uma atmosfera feliz e descontraída no trabalho e em casa;
  • Escute os problemas dos outros, mas lembre-se de que não os consegue resolver todos;
  • Dê a si mesmo algum tempo de qualidade, faça um passeio ou leia um bom livro.

Lembre-se de que o stress pode acumular dia após dia, levando à exaustão5.

Faça uma alimentação saudável

Uma dieta saudável, variada e equilibrada é muito importante para combater a fadiga e o cansaço6:

  • Coma bastantes frutas frescas e vegetais e beba muita água;
  • Limite ou evite alimentos processados e bebidas ricas em cafeína;
  • Coma alimentos magros, ricos em proteínas e cereais integrais;
  • Coma frutos secos e sementes como por exemplo: amêndoas, castanhas do brasil, cajus, avelãs, nozes pecan, nozes, sementes de girassol ou pevides (de preferência sem sal).

Durma bem

Dormir é muito importante para o nosso bem-estar. Se tiver dificuldade em dormir, ficam aqui algumas sugestões7:

  • Durma a horas certas;
  • Relaxe com um banho quente, exercícios de relaxamento ou leia um bom livro; 
  • Crie, no seu quarto, um ambiente favorável ao sono, criando uma atmosfera calma e confortável sem televisão nem dispositivos ruidosos.

Faça exercício

A atividade física e o desporto são pilares de qualquer estilo de vida saudável. Podemos pensar que quanto mais nos mexemos mais nos cansamos, mas isto está longe da verdade. Na verdade, diversos estudos demonstraram que pessoas fisicamente ativas têm cerca de 40% menos risco de sentirem fadiga, em comparação com as pessoas sedentárias8.

Um suplemento alimentar poderá ajudar?

As nossas vidas são cada vez mais stressantes e, às vezes, é difícil apercebermo-nos disto até nos sentirmos demasiado cansados para realizar as nossas atividades diárias. Nesses casos, repor as horas de sono poderá não ser suficiente para recuperar energias e para recarregar baterias. Contudo, é importante ter em mente que uma dieta saudável e variada e atividade física regular são muito úteis e oferecem tudo o que uma pessoa saudável necessita.

Ainda assim, se sentir que um auxílio extra poderá ajudar a lidar com um período stressante, e enquanto muda os hábitos de estilo de vida para outros mais saudáveis, pode tentar um suplemento alimentar que seja composto por:

  • vitaminas como a vitamina C, que contribui para reduzir a fadiga e o cansaço9;
  • minerais como o magnésio, que contribuem para as funções fisiológicas normais e também para reduzir a fadiga10;
  • creatina para contribuir para o seu bem-estar e funções musculares. Na verdade, diversos estudos revelaram que uma suplementação de creatina pode ter um papel na redução da fadiga mental11.