O folato e o ácido fólico desempenham um importante papel na nossa saúde e bem-estar. Se desejar saber mais sobre fontes alimentares e benefícios, encontre aqui algumas dicas.
Folatos (ou Vitamina B9)
Folato (vitamina B9) é um termo genérico utilizado para uma família de compostos que pertencem às vitaminas do complexo B. A Vitamina B9 é uma vitamina essencial solúvel em água, que não consegue ser produzida pelo nosso corpo, mas que está naturalmente presente nos alimentos. Assim sendo, para um consumo adequado de vitamina B9, é muito importante que optemos por uma alimentação variada, que inclua outros nutrientes.
As vitaminas B podem ser encontradas em várias fontes alimentares: algumas delas são omnipresentes, tais como o ácido pantoténico, enquanto outras estão principalmente presentes em alimentos de origem animal, como é o caso da vitamina B12.
No que respeita ao folato, entre os alimentos que são fonte de vitamina B9 podemos considerar:
- vegetais de folha verde, como espinafres, brócolos e alface;
- feijões, ervilhas e frutos secos;
- frutas, como laranjas, limões, bananas, melões e morangos;
- carne;
- leite;
- ovos.
Hábitos alimentares pobres em vitaminas podem causar falta de nutrientes, com uma consequência em termos de bem-estar geral, tal como acontece com baixos níveis de vitamina B12.
Além disso, uma alimentação que não inclua alimentos ricos em folatos, pode levar a um baixo nível destas vitaminas, tendo como resultado fraqueza, fadiga, dores de cabeça e irritabilidade. Na verdade, o folato participa na maturação dos glóbulos vermelhos e pode contribuir para a redução do cansaço e da fadiga.
Ácido fólico
Ao contrário do que se possa pensar, o folato e o ácido fólico não são a mesma molécula: o folato está naturalmente presente nos alimentos e a sua estrutura química torna-o instável, enquanto o ácido fólico, que é a forma sintética de folato, não está naturalmente presente nos alimentos e tem uma estrutura química mais estável.
Assim, o ácido fólico não se encontra naturalmente nos alimentos, mas em:
- alimentos enriquecidos, tais como cereais, massas, farinhas, grão e pão;
- suplementos alimentares.
As frutas e os vegetais frescos são as principais fontes de folatos, mas a cozedura diminui o seu teor nestes alimentos, porque os folatos naturais são quimicamente instáveis.
Para que serve o ácido fólico
Os benefícios para homens e mulheres são muitos:
Nas mulheres, o ácido fólico e os folatos desempenham um papel na prevenção de malformações fetais e, mais tarde, durante a menopausa, na redução da duração e frequência de afrontamentos.
Se se está a perguntar “Como devo tomar ácido fólico?”, saiba que os compostos de folatos e ácido fólico influenciam vários aspetos do seu bem-estar. Uma alimentação variada e saudável com muitas frutas e vegetais frescos consegue fornecer a quantidade adequada de folatos que precisamos. No caso de condições específicas, quando a necessidade aumenta, como, por exemplo, durante a gravidez, poderá ajudar consultar um profissional de saúde para avaliar começar a tomar ácido fólico em forma de suplemento.