Os suplementos alimentares nada mais são do que uma fonte concentrada de nutrientes ou de outras substâncias, que proporcionam um efeito nutricional ou fisiológico no nosso organismo.

Os suplementos alimentares são um complemento à dieta, tal como o próprio nome indica, e não devem ser utilizados como substitutos de uma alimentação variada e nutritiva. Também não servem de alternativa aos medicamentos. Os suplementos podem antes ajudar a manter e otimizar as funções do organismo. Veja com mais detalhes que tipo de apoio é que nos podem dar ao nosso bem-estar. 

Para que servem os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são produtos destinados a integrar uma dieta normal em pessoas saudáveis. Estes produtos não são concebidos para prevenir ou curar alguma doença, como um medicamento, mas apenas para apoiar o bem-estar geral: se um indivíduo segue uma dieta variada e equilibrada e pratica exercício físico regular, não existe necessidade de tomar um suplemento alimentar.

No entanto, eles podem ajudar-nos em condições particulares, como por exemplo, transpirar muito durante os meses quentes de verão, ou numa situação de aumento de stress ou recuperação.

No mercado, os suplementos alimentares podem apresentar-se em várias fórmulas, como comprimidos/cápsulas, pós ou líquidos, em doses únicas ou múltiplas. Estes suplementos alimentares podem, ainda, ser constituídos por várias vitaminas e minerais, tais como:

  • Vitaminas, como vitamina C
  • Minerais e oligoelementos, como cálcio, magnésio e zinco
  • Substâncias como a coenzima Q10;
  • Ácidos gordos essenciais;
  • Componentes proteicos;
  • Hidratos de carbono;
  • Outros ingredientes. 

Como escolher suplementos alimentares

Lembre-se que um suplemento alimentar nunca irá ser um substituto de uma vida saudável, isto é, de uma dieta equilibrada e atividade física regular. Mas, mesmo com um estilo de vida saudável, os benefícios dos suplementos alimentares são inegáveis, podendo ajudar de diversas formas, consoante as necessidades e objetivos de cada um.

Os suplementos alimentares apoiam a função muscular

Melhorar a função e recuperação muscular depois da atividade física ou do exercício pode ser alcançado a partir do aporte com um suplemento alimentar específico que se destina a:

  • Apoiar a força ou resistência;
  • Ajudar na eficiência do exercício;
  • Atingir uma meta de desempenho; 
  • Manter uma maior tolerância para treinos mais intensos.

Para este tipo de objetivo, a creatina tem um papel fundamental, uma vez que é uma importante substância no fornecimento de energia muscular. Para além disso, a creatina pode ajudar também a apoiar as funções musculares depois dos 50 anos.

A creatina, em conjunto com outros ingredientes, como vitaminas e minerais (multivitaminas/minerais), fornece, assim, um produto mais completo e específico.

Os suplementos alimentares contribuem para o bem-estar do sistema imunitário

No caso de baixas temperaturas, durante a mudança de estação ou apenas para um apoio extra ao nosso sistema imunitário, é possível experimentar suplementos específicos que contêm minerais como o zinco e vitaminas como a vitamina C, que contribuem para o bem-estar do nosso sistema imunitário.

Os suplementos alimentares preservam o equilíbrio eletrolítico

Durante o verão, quando a temperatura aumenta, podemos perder líquidos e sais minerais através do suor. Assim, é importante repor a perda de sais minerais e fluidos.

O primeiro conselho é beber muita água. No entanto, no caso de precisar de um suporte extra para preservar o equilíbrio dos eletrólitos, é possível experimentar um suplemento alimentar específico que contém sais minerais como o magnésio e o potássio.

Os suplementos alimentares apoiam o bem-estar físico e mental

Durante a primavera e o outono, as mudanças na exposição solar podem levar as pessoas a sentirem-se mais cansadas ou de mau humor.  Nestas situações, pode ser útil ter um apoio extra de um suplemento alimentar que contenha antioxidantes, como a coenzima Q10 e o resveratrol, vitaminas e minerais, que contribuem para um bem-estar físico e mental de mulheres e homens, na vida adulta e após os 50 anos.

Os suplementos alimentares não precisam de prescrição médica, no entanto, para uma escolha mais personalizada, peça ajuda a um profissional de saúde ou ao seu farmacêutico.